Coluna Refletir


Como posso controlar meus gastos?


 ‘‘As vezes meus amigos me convidam para sair e fazer coisas que envolvem gastar muito dinheiro. Eu quero estar com eles e me divertir. Ninguém gosta de dizer: não posso ir porque não tenho dinheiro. Muitas vezes compro algo só porque está em promoção. Algo de que na verdade não preciso e que provavelmente nem posso comprar.’’
 Se você for um jovem que mora com os pais, talvez pense em esperar até sair de casa para aprender a administrar seu dinheiro. Mas isso seria igual a pular de um avião sem antes ter compreendido a usar um pára-quedas. Será que consegue descobrir como usar enquanto cai rapidamente na terra. Muito melhor se, antes de pular, tivesse aprendido os princípios básicos de seu funcionamento. 
 Primeiro passo: Saber quanto custa manter uma casa, com as despesas de luz, telefone, água, comprar comida, aluguel ou financiamento da casa ou do carro. Talvez ache estes assuntos chatos. Mas lembre que você ajuda à gerar essas despesas. Além disso se um dia sair da casa dos seus pais, você é que terá de pagar essas coisas. ‘O dinheiro é para proteção (Eclesiastes 7:12).
 O sábio vai ler e observar e o homem de entendimento é aquele que adquire orientação (Provérbio 1:5).
 Ter mais dinheiro não é a solução, todos nós achamos isso. Se estivesse dirigindo um carro de olhos fechados e colocasse mais combustível faria você sentir mais seguro? Da mesma forma se não aprender a controlar o que gasta. Devo comprar preço em vez de comprar a primeira coisa que vejo (Provérbio 18:20).
 A expressão ou filosofia popular que tempo é dinheiro, isso enfatiza que as pessoas precisam gastar tempo para ganhar dinheiro, é verdade o dinheiro é tempo. Aprendendo a controlar o que gastar aprenderá a controlar seu tempo e sua vida. Se alguém está mimando você desde a infância, este se tornará posteriormente na vida até mesmo um ingrato (Provérbio 29:21).
 Dica: faça o seu orçamento mensal. Não se esqueça: Se desperdiçar dinheiro, você estará desperdiçando o tempo que levou para ganhar esse dinheiro.
                                        Jesus, teu nome teu poder
                                                 escuto agora assim
                                        para quebrar os grilhões
                                  que estão a me (nos) prender.
                                                 Pe. Riuler de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário