quarta-feira, 18 de abril de 2012

Faixa de pedestre: Descaso e Desrespeito


  

Atravessar a faixa de pedestre hoje em todo país é uma tarefa árdua para milhares de transeuntes que circulam diariamente pelas grandes e pequenas avenidas.
Embora muitos municípios brasileiros tentam desenvolver sem grande sucesso ações no sentido de garantir um trânsito seguro, ainda falta uma política séria para que o pedestre tenha seus direitos respeitados.
O Código de Trânsito Brasileiro, no seu art. 170, estabelece que constitui infração gravíssima: Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos , punida com multa e suspensão do direito de dirigir.
Já o artigo 214 disciplina que: "deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado: I - que se encontre na faixa a ele destinada; II - que não haja concluído a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo; III - portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes; caracteriza Infração - gravíssima , com pena de multa." (grifo nosso).
Na opinião do Professor Fontes que já atropelado na faixa de pedestre acredita que é ilusão acreditar que o brasileiro vai respeitar alguma lei no nosso país, as leis são violadas assim como nossos direitos.
Caótico, falho e desrespeitoso, o trânsito nas grandes e pequenas cidades brasileiras ainda é um grande desafio para a população, muitos pedestres tímidos e amedrontados jamais ousam disputar espaço com os veículos, outros se arriscam num ato bravura enfrentando motoristas que não respeitam a faixa de pedestre.
Dona Maria de Fátima afirma que não confia em nenhum motorista. Com problemas no joelho prefere atravessar apenas quando não há carros.  
A precariedade no trânsito brasileiro é uma questão bastante polêmica, anualmente são investidos milhões em panfletos e publicidade de conscientização, mas por falta de uma lei mais severa poucos são os resultados, muitos condutores continuam a margem da lei, pedestres continuam tendo suas vidas ceifadas, um verdadeiro descaso e desrespeito. 
De acordo com estimativa cerca de 35 mil brasileiros morrem por ano no trânsito e essa estimativa não envolver apenas motoristas, mas a maioria dos acidentes envolvem pedestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário