Atravessar
a faixa de pedestre hoje em todo país é uma tarefa árdua para milhares de
transeuntes que circulam diariamente pelas grandes e pequenas avenidas.
Embora
muitos municípios brasileiros tentam desenvolver sem grande sucesso ações no
sentido de garantir um trânsito seguro, ainda falta uma política séria para que
o pedestre tenha seus direitos respeitados.
O Código de Trânsito Brasileiro, no seu art.
170, estabelece que constitui infração gravíssima: Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública,
ou os demais veículos , punida com multa e suspensão do
direito de dirigir.
Já o artigo 214 disciplina que: "deixar
de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado: I - que
se encontre na faixa a ele destinada; II - que não haja concluído a travessia,
mesmo que ocorra sinal verde para o veículo; III - portadores de deficiência
física, crianças, idosos e gestantes; caracteriza Infração - gravíssima ,
com pena de multa." (grifo nosso).
Na
opinião do Professor Fontes que já atropelado na faixa de pedestre acredita que
é ilusão acreditar que o brasileiro vai respeitar alguma lei no nosso país, as
leis são violadas assim como nossos direitos.
Caótico,
falho e desrespeitoso, o trânsito nas grandes e pequenas cidades brasileiras
ainda é um grande desafio para a população, muitos pedestres tímidos e
amedrontados jamais ousam disputar espaço com os veículos, outros se arriscam
num ato bravura enfrentando motoristas que não respeitam a faixa de pedestre.
Dona
Maria de Fátima afirma que não confia em nenhum motorista. Com problemas no
joelho prefere atravessar apenas quando não há carros.
A
precariedade no trânsito brasileiro é uma questão bastante polêmica, anualmente
são investidos milhões em panfletos e publicidade de conscientização, mas por
falta de uma lei mais severa poucos são os resultados, muitos condutores
continuam a margem da lei, pedestres continuam tendo suas vidas ceifadas, um
verdadeiro descaso e desrespeito.
De
acordo com estimativa cerca de 35 mil brasileiros morrem por ano no trânsito e
essa estimativa não envolver apenas motoristas, mas a maioria dos acidentes
envolvem pedestres.
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